Em Maio, a Greenpeace divulgou um ranking de avaliação de supermercados, que avalia aspectos como a venda de espécies ameaçadas.
Esse ranking mostrava que os supermercados Lidl e da Sonae tinham progredido na avaliação, feita pela segunda vez este ano pela Greenpeace, enquanto a Jerónimo Martins tinha descido para último lugar.
O Lidl, do grupo alemão Schwarz, surgia na primeira posição da lista, mas com uma classificação muito aquém da considerada ideal pela Greepeace, sendo seguido pelo grupo Sonae (Modelo e Continente), pel'Os Mosqueteiros (Intermarché e Écomarché), grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar) e Jerónimo Martins (Pingo Doce e Feira Nova).
Para a elaboração da tabela, a associação ambientalista avaliou as políticas e os produtos de peixe à venda nestes supermercados, nomeadamente se possuem uma política de peixe sustentável escrita e se vendem espécies ameaçadas que constem da sua 'lista vermelha'.
A Greenpeace defende que os supermercados devem retirar das prateleiras espécies cuja captura (no caso do peixe selvagem) ou cultivo (no caso do peixe de viveiro) tenha um impacto negativo no ecossistema marinho e avaliar se as espécies que vendem são provenientes de stocks que estão gravemente ameaçados.
Entre estas contam-se algumas das mais vendidas em Portugal, como o bacalhau do Atlântico, o atum, o linguado, o peixe-espada branco, o salmão, o tamboril e várias espécies de pescada e camarões.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
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