PokerNews

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

penalti

"Os guarda-redes peritos em penáltis são os que se lançam à bola o mais tarde possível e os que adivinham menos", resume o professor da FMH. Este momento certo para se lançar a bola pode parecer complicado de definir, mas até nesse aspecto a ciência já fornece pistas. É que o guarda-redes não se pode lançar só depois de o avançado rematar a bola.

"A bola percorre os 11 metros até à baliza entre 90 a 110 km/h, ou seja, em 0,36 a 0,47 segundos. O nosso tempo de reacção, após a bola estar em voo, é de 0,2 por segundos e o tempo de movimento do guarda-redes é, em média, de 0,7 segundos, ou seja, em 0,9 segundos é impossível chegar à bola, se o guarda-redes se lançar só após o remate.

Reagir é também uma má estratégia e só permite defender se a bola for contra o guarda-redes ou praticamente à figura", explica Duarte Araújo. Por isso, o segredo é aproveitar a corrida para ler o comportamento do rematador e, assim, antecipar o lado para que a bola será atirada. "Segundo o que apurámos, a perna de apoio dá boas informações sobre o lado para onde vai a bola. A perna rematadora indica, sobretudo, a altura a que vai a bola", acrescenta o investigador.

Sem comentários: